O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde desta terça-feira (17), a visita de representantes da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ) e do Proderj (órgão estadual de TI fluminense). Eles conheceram trabalhos desenvolvidos no segmento de Tecnologia da Informação para elevar o nível de transparência das ações realizadas pelo Governo do Espírito Santo.
Acompanhados de funcionários da autarquia e do presidente do Prodest, Tasso Lugon, os visitantes receberam informações sobre a metodologia utilizada para desenvolvimento do Portal da Transparência do Poder Executivo Estadual (www.transparencia.es.gov.br).
Eles também conheceram o funcionamento da ferramenta de Business Intelligence (BI) Ouvidoria Geral, desenvolvida pelo Prodest e que gerencia, em tempo real, a demandas enviadas pelos cidadãos, como denúncias, reclamações e sugestões. Além disso, receberam informações sobre o sistema e-OUV, responsável por registrar as demandas para a Ouvidoria-Geral do Espírito Santo, cuja implementação teve a participação da autarquia.
“Essa visita mostra que nossos serviços com foco em transparência pública servem de referência para outros Estados. Sem dúvida, o intercâmbio é importante para a troca de ideias e a busca pela melhoria contínua dos nossos trabalhos”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.
“A CGE-RJ foi criada há pouco mais de um ano. Temos um longo caminho a percorrer para estruturar e melhorar a transparência pública. Estamos visitando os estados reconhecidos por suas boas práticas na área, como o Espírito Santo, para conhecer experiências de sucesso, com o objetivo de simplificar e ampliar o acesso aos dados”, explica o assessor especial da CGE-RJ, Leandro da Silva Teixeira.
Os representantes da CGE-RJ também participam de reuniões com membros da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) nesta quarta-feira (18). Serão avaliações de transparência ativa e passiva realizadas neste ano.