
Foram dias de ansiedade à espera do jogo entre Flamengo e Santos no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no último sábado, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após mais de oito horas de viagem em uma excursão de ônibus, eis que chega o momento da analista de comércio exterior Anna Moscon entrar pela primeira vez no “Maior do Mundo”.
Na fila exclusiva para as mulheres veio a ingrata surpresa. Ana carregava uma bandeira do Espírito Santo, porém foi impedida de entrar no estádio com o símbolo máximo do Estado, sem qualquer justificativa pela segurança do estádio.
Pelas redes sociais, Anna demonstrou a insatisfação com o que passou e recebeu o apoio de amigos e conhecidos. Inconformada e tensa com a situação, Anna tentou argumentar com os seguranças, porém em vão.
“Expliquei a eles que vim de longe, de ônibus, e que era minha primeira vez no Maracanã, mas não teve jeito. Eles me disseram que ou descartava a bandeira ou não entraria. Fiquei sem escolha e, contra minha vontade, tive de jogar a bandeira no lixo. Até pedi que guardassem, mas também se recusaram”, detalhou.
Constrangimento
A cena chamou a atenção de vários outros torcedores e a flamenguista chegou a ser questionada por algumas pessoas.
“Alguns cariocas viram eu jogando a bandeira fora e vi que estavam me julgando. Eu jamais faria isso por vontade própria, amo meu Estado e havia levado a bandeira para poder mostrar isso no Maracanã. Foi revoltante demais”, contou a analista de comércio exterior.
Bandeira tinha uma história
A bandeira não era meramente um adereço. Anna já viveu experiências com a mesma, que agora ficarão apenas na memória.
“Eu ganhei essa bandeira ainda em 2016 e fui com ela na Jornada Mundial da Juventude, na Polônia. A levei à Europa, mas não consegui entrar com ela no Maracanã. Ainda estou chateada com tudo o que aconteceu”, disse a torcedora.
Resposta
O clube limitou-se a dizer através da assessoria de imprensa, que a segurança que atua nos jogos do time segue uma recomendação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, porém sem especificar os critérios para o impedimento.
Já a Polícia Militar do Rio de Janeiro disse, em nota, que a regulamentação de entrada de bandeiras em estádios brasileiros segue as normas do Estatuto do torcedor, porém frisou não ser responsável por essa fiscalização.
Final feliz
Nesta sexta-feira, 20, o governador Renato Casagrande começou a agenda recebendo a Anna no gabinete e a presenteando com uma nova bandeira do Espírito Santo, uma forma simbólica de pedir que ela (e todos os capixabas) não deixe de se orgulhar do Estado.















