
No dia 28 de março, Vila Valério, comemora 30 anos de emancipação político-administrativa. Um município repleto de culturas e atrativos naturais,conhecida principalmente por ser um dos maiores produtores capixabas de café conilon.
Aspectos históricos de ocupação e formação do município
O município de Vila Valério teve sua colonização realizada a partir de 1943, por uma companhia polonesa sob o comando do engenheiro polonês Esteves Bonislau Rochiski. A denominação do município é uma homenagem ao primeiro médico, um polonês de nome Valério.
O município foi criado em 28 de março de 1994, pela lei nº 4.892. Desmembrado de São Gabriel da Palha, incorporou a seu território parte do distrito de São Jorge da Barra Seca, pertencente ao município de Linhares. Sua instalação se deu em 1º de janeiro de 1997.
A partir da primeira metade da década passada, Vila Valério foi um dos poucos municípios do Estado a ter o fluxo migratório invertido após longos anos de êxodo rural. A ocupação da população local está diretamente relacionada com a atividade agrícola. Neste cenário,predomina a existência da mini e pequena propriedades, sendo que a parceria agrícola é muito forte entre todas as categorias de produtores do Município.
Nesta data tão importante, a população celebra cada conquista, crescimento e desenvolvimento ao longo desses anos.