
Era questão de tempo até que as atualizações feitas nos motores 1.0 e 1.3 aspirados chegassem ao Fiat Argo 2022. O hatch compacto já está disponível no site da marca com fichas técnicas atualizadas, seguindo as novas determinações para a emissão de gases tóxicos do Proconve L7. Mas se por um lado o Argo perdeu potência e torque, por outro ele ficou mais econômico.
No etanol, o Fiat Argo 1.0 teve sua potência reduzida de 77 cv a 6.250 rpm para 75 cv a 6.000 rpm. O torque caiu de 10,9 kgfm a 3.250 rpm para 10,7 kgfm. Com gasolina, a potência passou de 72 cv a 6.250 rpm para 71 cv, enquanto o torque caiu de 10,4 kgfm a 3.250 rpm para 10 kgfm.
Segundo o Inmetro, o Argo 1.0 2022 pode marcar 9,6 km/l na cidade (antes 9,3 km/l) e 10,6 km/l na estrada (10 km/l), com etanol. Com gasolina no tanque, os números vão para 13,6 km/l (antes 13,2 km/l) e 15,1 km/l (14,2 km/l), respectivamente.
Fiat Argo
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O motor 1.3 Firefly no Argo 2022 tem os mesmos números do Pulse. Ou seja, 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Até a linha 2021, o hatch era capaz de desenvolver 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. Com gasolina, o Argo passa a desenvolver 98 cv de potência e 13,7 kgfm de torque – antes eram 101 cv e 13,2 kgfm.
O consumo também melhorou na versão 1.3. O Argo agora pode marcar, com etanol, 9,1 km/l na cidade (antes 8,8 km/l) e 10,5 km/ (10,4 km/l) na estrada. Na gasolina, a média sobe para 13,1 km/ (antes 12,8 km/l) e 15 km/l (14,7 km/l), respectivamente.
A atualização do Argo 2022 antecipa as mudanças que serão adotadas no sedã Cronos e na picape Strada. Os modelos devem surgir com novos números no catálogo da Fiat ainda no primeiro trimestre.
Mobi também foi atualizado
Fiat Mobi
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Nas primeiras semanas de janeiro, a Fiat lançou o Mobi 2022 com motor 1.0 Fire atualizado. Os novos números declarados são 74 cv de potência com etanol e 71 cv com gasolina, ambos a 6.250 rpm – ou seja, há uma perda de 1 cv e 2 cv, respectivamente.
O novo torque é de 9,7 kgfm no etanol e 9,3 kgfm na gasolina – e neste caso, a queda é de apenas 0,2 kgfm para ambos os combustíveis. Para mitigar a sensação de que o Mobi ficou mais fraco, a Fiat recalibrou o pico da entrega de torque de 3.850 rpm para 3.250 rpm.
(Fonte: Auto Esporte)