
Pela primeira vez, um policial penal de carreira assume a Subsecretaria de Estado de Inteligência Penitenciária, responsável por monitorar o sistema prisional do Espírito Santo. Trata-se de Franzailson Ribeiro Barbosa, que é servidor público concursado da Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) desde 2010. Ribeiro assumiu a vaga deixada pelo delegado de Polícia Civil Guilherme Eugênio, que pediu desligamento do setor e voltou às atividades na PCES. O secretário da Justiça, Rafael Pacheco, explicou que Ribeiro tem competência para dirigir a Inteligência Penitenciária, além de conhecer o sistema prisional com profundidade. Antes de assumir a Subsecretaria de Inteligência, o policial penal Ribeiro era o diretor de Administração Geral dos Estabelecimentos Prisionais (Diragesp):
“Seu eu trouxesse alguém de fora, com experiência na Inteligência, demandaria tempo para o profissional se adaptar. O Ribeiro é um servidor de confiança. Precisávamos de alguém com disponibilidade e domínio da matéria [sistema prisional capixaba] e o Ribeiro tem essas duas qualidades”, disse o secretário Pacheco. “A escolha do policial penal Ribeiro significa, portanto, que não teremos quebra de continuidade do trabalho, não vai ser preciso um novo processo de ambientação e, além disso, contamos com um profissional que tem mais de 14 anos de experiência no sistema prisional”, concluiu o secretário da Justiça.
Ribeiro agradeceu o convite feito pelo secretário Rafael Pacheco e disse se sentir feliz com a escolha: “É mais um desafio e tenho certeza que conto com uma equipe maravilhosa para se trabalhar na Subsecretaria de Inteligência Penitenciária”.
Servidor efetivo desde 2010, atuou no sistema prisional como agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, Inspetor Penitenciário e como policial penal, onde desempenhou diversas atividades. No Instituto de Reabilitação Social (IRS) foi chefe de equipe e diretor-adjunto no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV). Também foi gerente de Administração do Sistema Penitenciário e diretor-adjunto na Penitenciária de Segurança Máxima I (PSMA I) e Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). Em março de 2018, assumiu a direção da Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III), onde permaneceu até abril de 2023, quando passou a comandar a Diretoria de Administração Geral dos Estabelecimentos Prisionais (Diragesp).
(Fonte: Blog do Elimar Côrtes)