
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), acompanhado de diretores e assessores, vistoriou na tarde dessa terça-feira (1º) as obras de restauração e manutenção do Palácio Domingos Martins. Iniciadas há duas semanas, o término está previsto para daqui a três meses e meio.
Essas são as primeiras intervenções na estrutura da sede do Parlamento capixaba desde a sua inauguração, em fevereiro de 2000. Marcelo já havia destacado durante a sessão plenária que essa medida é essencial para garantir a segurança de todos que utilizam o prédio, desde servidores e deputados até o público em geral.
Para a realização das obras, a Diretoria de Infraestrutura realizou uma vistoria completa, identificando diversas ações que necessitam de atenção imediata. Foram constatados, por exemplo, sistemas elétricos e hidráulicos ultrapassados e deteriorados.
Segundo o secretário de Comunicação da Ales, Guto Netto, o sistema de refrigeração chegou a colapsar devido à manutenção precária, sendo que o maquinário está obsoleto e sem peças para reposição.
Acessibilidade
Outra ação necessária, conforme Netto, é a modernização dos elevadores, que contarão com sistema sonoro de última geração para garantir acessibilidade total às pessoas com deficiência visual. Ele destacou que as medidas demonstram o compromisso da Ales em criar um ambiente inclusivo e acessível para todos.
Haverá ainda melhorias no Plenário Dirceu Cardoso e modernização dos gabinetes parlamentares e plenários onde funcionam as comissões temáticas, os chamados plenarinhos.
Guto Netto ressaltou ainda que o projeto busca tornar a Casa mais sustentável, evitando desperdício de água e energia, e garantindo espaços que se alinhem às pautas ESG (ambiental, social e governança) e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“A Assembleia Legislativa reafirma seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social, em sintonia com as diretrizes globais, garantindo um ambiente de trabalho eficiente e acolhedor, à altura da importância do Poder Legislativo estadual”, finalizou o secretário de Comunicação.
(Fonte: Assembleia Legislativa do Espírito Santo)