
O Ministério dos Transportes publicou, na manhã desta segunda-feira (27), no Diário Oficial da União, edital para a contratação da empresa que fará o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental para estruturar a desestatização das principais rodovias federais que cortam o Espírito Santo: 101, 262 e 259. A extensão total das estradas é de 947,6 quilômetros.
A expectativa aqui no Estado era de que fosse publicado apenas o edital para a contratação da empresa que faria esse mesmo estudo para a relicitação da BR 101. Em julho do ano passado, a EcoRodovias, concessionária responsável pelo trecho da via que corta o Estado, pouco mais de 400 quilômetros, anunciou que devolveria a concessão ao governo federal. Desde o anúncio da devolução, que bancada federal, empresariado e governo do Estado pressionavam o Ministério da Infraestrutura (agora, Ministério dos Transportes) para que os estudos que subsidiarão o leilão fossem contratados. O edital, incluindo 262 e 259, veio maior (e melhor) que o esperado pelas autoridades locais.
A empresa que ganhar a licitação (as propostas serão abertas no dia 20 de março) terá 30 meses para apresentar o seu diagnóstico. Feito isso, governo federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres terão elementos para embasar a modelagem dos leilões. Os estudos custarão R$ 15,6 milhões.
Se tudo der certo, o Espírito Santo estará dando um importante passo para desatar o seu grande nó de infraestrutura. Importante lembrarmos que, além da devolução da 101, a BR 262 já esteve por duas vezes em vias de ser leiloada. Nos dois casos ninguém se interessou por ela. Tomara que tenhamos aprendido com os erros dos últimos anos.
(Fonte: A Gazeta)