A chegada da Ram 1500 ao mercado nacional, esperada já há alguns anos, vai finalmente acontecer, em abril. As pré-vendas começam nesta quinta-feira, em versão única, Rebel, com dois níveis de equipamentos. Por enquanto, só está definido o preço do primeiro nível. E, em tempos de dólar em alta, a tabela também ficou nas alturas: R$ 399 mil.
São quase R$ 40 mil a mais do que a Ram 2500, que é maior e tem motor a diesel, mais caro. A diferença é que a 1500 vem dos EUA e recolhe 35% de imposto de importação, enquanto a 2500, mexicana, é livre da taxa alfandegária.
Porém, a FCA, proprietária da Ram, não descarta reajuste na tabela da 2500 quando a 1500 chegar às lojas. A expectativa é de que as duas picapes fiquem com preços semelhantes. A Ram 1500 chega com motor 5.7 V8 Hemi, que entrega 400 cv de potência. É a picape mais potente à venda no Brasil, e também a mais rápida para acelerar de 0 a 100 km/h, missão que cumpre em 6,7 segundos.
Enquanto para a 2500 a proposta é mais rural, para a 1500 o posicionamento é mais voltado ao estilo de vida urbano com escapadinhas para o campo ou litoral. A Ram pretende, com a nova picape, cativar clientes que vivem no entorno das grandes cidades, ou têm casas de fim de semana nesses locais. Com capacidade de reboque de 5 toneladas, a 1500 pode puxar uma moto e até uma lancha pequena. Além disso, mesmo com o posicionamento escolhido para o Brasil, a picape tem excelente capacidade off-road. Há tração 4×4 com reduzida.
Outros destaques são os ótimos ângulos de entrada e saída, de 25,1 graus e 22,6 graus, respectivamente. No curto teste off-road, a Ram mostrou muita destreza para vencer subidas e descidas íngremes na terra. Além disso, a Rebel é 1 polegada, ou 2,5 cm, mais alta que outras versões da 1500 à venda nos EUA. O vão livre do solo é de 24,9 cm. Será que vale a pena um ‘picapeiro’ desembolsar um valor tão alto para levar a Ram 1500 para casa?
RAM 1500 Rebel
Ficha Técnica |
Motor: Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 5.7, 16V, comando simples no bloco |
Potência: 400 cv a 5.600 rpm |
Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm |
Câmbio: Automático, 8 marchas, 4×4 com reduzida |
Direção: Elétrica |
Suspensão: Independente, duplo A (dianteira), dependente, eixo rígido com molas helicoidais (traseira) |
Freios: Discos ventilados |
Pneus: 275/65 R18 |
Comprimento: 5,93 m |
Largura: 2,08 m |
Altura: 2,01 m |
Entre-eixos: 3,67 m |
Tanque: 98 litros |
Caçamba: 1.200 litros |
Peso: 2.610 kg |
Central multimídia: 12 polegadas, sensível ao toque |