Na última segunda-feira (26), a Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Educação, junto ao Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Centro de Formação de Professores “Pe Carlos Furbetta”, oficializou a Abertura do Semestre Letivo de 2021/1. Devido à pandemia do Covid-19, o evento foi transmitido pela plataforma Google Meet, e contou com a participação do prefeito de Nova Venécia, André Wiler Silva Fagundes, da secretária municipal de Educação, a profª Wanessa Zavarese Sechim, do coordenador do Polo UAB de Nova Venécia, prof. Rômulo Delboni dos Santos, da coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, profª Dra. Luciana Dias Thomaz, do coordenador do curso de Licenciatura em Informática, prof. Ms. Daniel José Ventorim, do coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia, prof. Dr. Iguatemi Santos Rangel, dos tutores presenciais e à distância e dos alunos matriculados no Polo.
O evento marcou o início das atividades letivas, sobretudo dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia, dos quais os alunos ingressantes iniciam suas atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas atividades com professores e tutores a partir desta data. O processo seletivo destes cursos foi realizado no final do ano de 2020, e finalizado no início de 2021. No total, são 30 alunos matriculados no curso de Ciências Biológicas e 30 no curso de Pedagogia. Ambos são ofertados pela Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da Superintendência de Educação à Distancia (SEAD). Na Licenciatura em Informática são 41(quarenta e um) alunos matriculados e o curso vem sendo ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, por meio Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (CEFOR), desde 2017.
Em seu pronunciamento, o Prefeito André Wiler Silva Fagundes, expressou sua satisfação em participar da abertura de Semestre Letivo no Polo UAB de Nova Venécia, e deixou explícito o interesse da atual gestão em investir cada vez mais na educação veneciana, sobretudo na formação docente. Disse ainda que o objetivo de investir em educação é sobretudo investir na formação do cidadão e no seu preparo para a vida e mercado de trabalho.
A secretária Municipal de Educação de Nova Venécia, fez uma abordagem sobre a importância da formação docente e do compromisso com a qualidade da educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos. “São muitos desafios da educação básica em contexto de pandemia do ensino remoto, da adequação do currículo e do apoio e monitoramento do processo ensino aprendizagem para garantir o direito de aprender em uma escola segura para todos os alunos matriculados na rede de ensino”, disse a professora Wanessa Zavarese Sechim.
Para o coordenador do Polo UAB de Nova Venécia, prof. Rômulo Delboni dos Santos, o momento é de grande importância para a instituição e para a história do município de Nova Venécia. A inauguração do curso de Ciências Biológicas e a oportunidade de reoferta dos cursos de Pedagogia e Informática, ampliam oportunidades e sonhos dos cidadãos que almejam se graduar em licenciaturas para obtenção de títulos de docentes, sobretudo nas instituições públicas de ensino superior do estado do Espírito Santo.
Durante o evento, foi ministrada a palestra “A educação básica e os desafios da profissão docente” pelo prof. Dr. Iguatemi Santos Rangel, coordenador do curso de Pedagogia/EaD. O coordenador do curso fez uma abordagem do processo de construção histórica e dos pilares da educação, sua estrutura, funcionamento e bases legais. Além disso, deu ênfase que a Educação é um direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros.
Sobre o Sistema UAB/MEC.
O Sistema UAB é um programa do Ministério da Educação com a Prefeitura de Nova Venécia e demais prefeituras de todo o Brasil, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no município. O sistema fomenta a modalidade de educação à distância (EaD) nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldada em tecnologias de informação e comunicação.