
As mudas são direcionadas aos produtores rurais que possuem propriedades no município e quiserem incrementar a renda com o plantio de eucalipto.
Serão distribuídas cerca de 22.000 mudas no município. Elas estão sendo disponibilizadas mediante cadastro na sede do Incaper e na Secretaria Municipal de Agricultura.
Além de postes e mourões tratados, o eucalipto pode se transformar em pranchas, ripas, vigas, tábuas, caibros, toretes, cauços, cavaletes e paletes e ainda está presente na produção de embalagens.
Segundo o coordenador do Incaper local, Rogério Durães de Oliveira, a iniciativa tem o objetivo oferecer ao produtor a autosustentabilidade em madeira na propriedade. “Historicamenteo fomento à produção de eucalipto tem demonstrado um impacto ambiental positivo, uma vez que diminui de forma significativa a pressão sobre os remanescentes florestais da Mata Nativa por madeira para uso domestico”, destacou o extensionista.
“A ideia é fomentar pequenos produtores rurais com a intenção de suprir suas demandas internas e ainda possibilitar mais uma fonte de renda com comercialização do excedente da produção”, completou o secretário municipal de Agricultura Gecimar Rodrigues.