
Os preços dos carros subiram tanto que já tem carro popular custando na faixa de R$ 100 mil. O Gol da Volkswagen, considerado um carro popular ao longo de décadas, é um exemplo. O modelo sofreu novo reajuste e está custando quase R$ 90 mil em sua versão mais completa.
Entre os motivos para o aumento dos valores dos automóveis estão a desvalorização do Real, o que encareceu componentes importados e toda a cadeia de fabricação. aumento do preço de matérias-primas, como a borracha, resinas e aço, que chegou a crescer até 120%. Os fretes, a inflação e o preço da energia.
Com isso a fabricação de veículos no primeiro semestre de 2021 diminuiu 22% em relação ao primeiro semestre de 2019. Cerca de 100 mil veículos deixaram de ser produzidos em virtude da falta de peças. Com essa situação o preço dos usados subiu. Dependendo do modelo, os valores de alguns carros valorizaram ao longo dos últimos meses, custando até mesmo mais caros do que quando eram novos: na média brasileira, a valorização foi de mais de 20 por cento em 2021.
(Fonte: Rede Barcos de Comunicação)