
O Estaleiro Seatrium Aracruz, antigo Jurong, iniciou, na semana passada, a construção dos módulos do navio-plataforma P-84, da Petrobras. Trata-se de uma das maiores estruturas de produção de petróleo já construídas no mundo, com capacidade para 225 mil barris de petróleo por dia. A unidade vai ficar no campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos, e começa a funcionar em 2029. Para efeito de comparação, a produção total do Espírito Santo ficou, no ano passado, em pouco mais de 150 mil barris/dia, na média. Executivos da estatal vieram ao Estado do primeiro corte de chapa.
O estaleiro capixaba fará três módulos da P-84, que terá 20% de sua estrutura montada no Brasil, os outros 80% serão feitos na China e em Singapura. No pico de obra, serão 3,5 mil postos de trabalho. Atualmente, o estaleiro está construindo módulos para a P-82 e possui cerca de 5 mil trabalhadores diretos e indiretos mobilizados. A expectativa da Petrobras é de que os módulos de uma terceira plataforma, a P-85, comecem a ser construídos no Seatrium Aracruz no primeiro trimestre de 2026.
O mercado estima que o investimento total da Petrobras na P-84 e na P-85 beira os US$ 11 bilhões. A estatal não divulga os valores. O fato é que a construção dos módulos em Aracruz garantem movimentação para a indústria naval capixaba (e para a sua longa cadeia de fornecedores) até o início da próxima década.
(Fonte: A Gazeta)














