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Estado ampliou e modernizou mais de 380 km de rodovias em 3 anos

Investimentos, que ultrapassam as cifras de meio bilhão de reais, foram retomados pelo governador Renato Casagrande a partir de janeiro de 2019

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Estão em execução atualmente mais 120 quilômetros de estradas.(Imagem: Divulgação)

O Governo do Espírito Santo ampliou e modernizou mais de 380 quilômetros de rodovias em três anos e três meses de gestão deste que é o segundo mandato do governador Renato Casagrande (PSB). Desde que assumiu o comando do Executivo Estadual em janeiro de 2019 – ele já havia sido governador no período 2011/2014 –, Casagrande determinou a retomada das importantes obras de infraestrutura em todo Estado e a malha rodoviária é uma das beneficiadas. Assim, foram construídas estradas modernas, seguras e feitas para durar mais tempo. Estão em execução atualmente mais 120 quilômetros de estradas.

“Nos quatro cantos do Estado, há rodovias novas. São 380 km de estradas modernizadas, com investimentos de R$ 560 milhões”, assegura o governador. No dia 6 de janeiro de 2022, Renato Casagrande anunciou a publicação de editais para obras e projetos de infraestrutura nos municípios capixabas. São mais de meio bilhão de reais em 12 obras e dois grandes projetos de implantação e reabilitação de rodovias, além da construção de pontes. As intervenções estão sendo executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

“É muito bom anunciar um edital de R$ 560 milhões em obras dentro dos R$ 2,7 bilhões que vamos fazer este ano. Trabalhamos com alguns pilares, um deles é o da infraestrutura, que é fundamental para nós. Veja como isso muda a vida das pessoas. Elas se animam quando você faz um investimento desses – uma nova ligação rodoviária ou melhora uma rodovia. São obras que estão retomando ou reiniciando, além de trechos novos. Obras de qualidade para ficarem por muito tempo. Porque a infraestrutura ajuda a desenvolver o nosso Estado, pois não queremos ficar atrás de ninguém”, afirmou o governador Casagrande na ocasião.

Para o diretor presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura, esta é uma grande conquista para os capixabas. “Melhorar a logística das regiões Norte, Sul e Noroeste é ajudar o desenvolvimento do Espírito Santo. Este pacote faz parte de uma série de obras espalhadas pelo Estado, para dar um choque de infraestrutura em todas as regiões. A publicação dos editais é um coletivo de toda equipe do DER”, ressaltou.

De acordo com Maretto, essas obras e projetos foram muito aguardadas pelos mais de 15 municípios contemplados. “O pacote dessas 12 obras tão expressivas e a contratação desses dois grandes projetos foram baseados em critérios técnicos e econômicos. Sabemos a importância dos investimentos e como isso marca a vida das pessoas. Estamos fazendo um conjunto histórico de investimentos no Estado como jamais havia sido visto. É um sonho sendo realizado”, disse.

Entre os trechos inaugurados estão:

– Implantação ES 484, Itarana – Rizz

– Implantação Contorno de Apiacá, Bom Jesus do Norte – Entrocamento BR 101)

– Implantação e Pavimentação ES 356, Rio Bananal – Panorama

– Implantação e Pavimentação  ES 320, Cotaxé – Ponto Belo

– Implantação e Pavimentação ES 446, Colatina x Itaimbé

– Implantação e Pavimentação  ES 436, Sapucaia – Graça Aranha – Novo Brasil

– Implantação e Pavimentação  ES 010, Itaúnas – Entrada ES 421 (Bairro Santana)

– Reabilitação ES 164, Castelinho – Vargem Alta

– Reabilitação ES 130, Pinheiros – Entrocamento ES 137 (Nova Venécia)

Trechos contemplados:

1 – Reabilitação da ES-080 Três Vendas – Água Doce do Norte: extensão 25 km – Investimento de R$ 76.789.893,76

2 – Implantação da ES-164 Trecho Fontinelli – Alto Mutum Preto: extensão 29,5 km – Investimento de R$ 112.938.894,28

3 – Implantação Entrocamento BR-101/ Entrocamento ES-315 – Entrocamento ES-010 – Binário (Guriri): extensão 24,6 km – Investimento de R$ 117.634.302,60

4 – Reabilitação da ES-360: Rio Bananal – Entrocamento ES-245 (Governador Lindenberg): extensão 13,40km – Investimento de R$: R$ 84.178.734,59

5 – Implantação da ES-357, Trecho: Agrovila – Itaçu: extensão 9,5 km – Investimento de R$ 42.000.000,00

6 – Implantação da ES-379: Entrocamento BR-262 (Irupi) – Entrocamento. ES-185 (Iúna): extensão 23,9 km – Investimento de R$ 91.325.475,83

7 – Ponte da Cachoeirinha (Alfredo Chaves): 110m de extensão – Investimento de R$ 15.129.347,65

8– Ponte sobre o Rio Castelo em Esplanada: 42m de extensão – Investimento de R$ 4.306.007,49

9 – Ponte Sobre o Córrego Angelim (Itaúnas – Conceição da Barra): 19,7m de extensão – Investimento de R$ 3.052.714,11

10 – Ponte sobre o Córrego Velha Antônia (Itaúnas – Entrocamento ES-421 (Bairro Santana): 20m de extensão – Investimento de R$ 4.531.456,63

11 – Recuperação funcional da ES-245: Entrocamento ES-245 p/ Tiradentes – Entrocamento ES-245/Entrocamento ES-248: extensão de 60 km – Investimento de R$ 78.640.312,58

12 – Recuperação funcional da ES-248: Entrocamento ES-245/Entrocamento ES-248 – Entrocamento ES-356 (p/ Marilândia): extensão de 57,8km – Investimento de R$ 75.731.590,59

Foram anunciados os editais para contratação de projetos dos seguintes locais:

– Contratação de Estudos para implantação de área de escape na rodovia ES-166 Trecho: Entrocamento acesso para localidade de Fazenda do Centro e Entrocamento ES-379 (Castelo) – Investimento de R$ 364.185,57

– Contratação de serviços de pesquisas e levantamentos para pavimentação da Rodovia ES-493, trecho: Divino de São Lourenço – Entrocamento ES-190 (Patrimônio da Penha), extensão de 10,5km – Investimento de R$ 952.319,99

(Fonte: Blog do Elimar Côrtes)

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