
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos (União), será o debatedor da palestra de abertura, na segunda-feira (27), do “Brasil sob Ameaça”, evento que vai discutir em Vitória os desafios da segurança pública e o combate ao crime organizado no país.
A palestra de abertura acontece às 9h45, no Espaço Patrick Ribeiro, e será sobre “O Rio como laboratório nacional: o que as grandes operações de 2024-2026 revelam sobre o futuro da segurança pública no Brasil”. O tema será abordado por Rodrigo Pimentel, capitão vetereno do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O presidente da mesa será Jorge Abikair, diretor-executivo da FDV Vitória.
“As grandes operações nos ajudam a enxergar o que mudou e onde precisamos agir com mais firmeza e inteligência: o crime hoje é mais organizado, mais conectado e mais rápido. E, na mesma medida, cresce o sentimento de insegurança da população. A resposta do Estado precisa acompanhar esse ritmo”, afirma Marcelo Santos.
O presidente da Ales também participa, junto com representantes de outros Poderes e instituições, da abertura oficial do evento, a ser realizada na segunda, às 9 horas.
Programação
Realizado no Espaço Patrick Ribeiro, o encontro prossegue na terça-feira (28) e vai reunir autoridades do sistema de Justiça, forças de segurança, gestores públicos e especialistas para discutir estratégias de enfrentamento à criminalidade. A programação inclui palestras e painéis sobre temas como crime organizado, sistema prisional, terrorismo e impactos da violência na economia e na sociedade.
Entre os nomes confirmados estão o deputado federal Guilherme Derrite, o ex-procurador da República Deltan Dallagnol; o comandante da Cia Independente de Policiamento Escolar da PM do Espírito Santo, major Eliandro Claudino; a desembargadora Ivana David, do Tribunal de Justiça de São Paulo; e o xerife de Los Angeles, Eliel Teixeira.
De acordo com o coordenador do evento, juiz criminal e professor da Faculdade de Direito de Vitória, Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, o encontro foi idealizado para ampliar o diálogo técnico sobre o tema e propor soluções concretas para o enfrentamento do crime organizado no Brasil.
A iniciativa posiciona o Espírito Santo como centro de um debate estratégico de relevância nacional, estimulando a articulação entre instituições e a construção de políticas públicas mais eficazes.
Durante a programação do dia 28, também será lançado o livro “O Tiro Necessário”, de autoria de Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, sobre os limites da atuação do Estado diante da criminalidade armada. Ao final do evento, será apresentada a chamada “Carta de Vitória”, documento que reunirá diretrizes e propostas construídas ao longo dos debates.
Serviço
Evento: Brasil Sob Ameaça – Encontro Nacional de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
Data: segunda (27/4) e terça (28/4)
Horário: das 8 horas às 18h45
Local: Espaço Patrick Ribeiro
Investimento: a partir de R$ 100 (meia-entrada para um dia)
Inscrições: www.fdv.br/encontrodeseguranca/
(Fonte: Assembleia Legislativa do Espírito Santo)











