quarta-feira, 24 junho, 2026
No Result
View All Result
Rede OC
  • Agro
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Oportunidades
  • Policia
  • Política
  • Regional
  • Saúde
  • Agro
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Oportunidades
  • Policia
  • Política
  • Regional
  • Saúde
No Result
View All Result
Rede OC
No Result
View All Result
Ampla Prest. de Contas Sesa

Danza Municipalidades

Academia de Gestão Municipal 2.0 é lançada e vai capacitar gestores municipais

CompartilharCompartilharCompartilhar
O encontro foi promovido pelo Governo do Estado e reuniu gestores estaduais e municipais.(Imagem: Divulgação)

Cerca de 400 pessoas participaram do lançamento da segunda edição da Academia de Gestão Municipal, a AGM 2.0, nessa quinta-feira (04), no Centro de Convenções de Vitória. O encontro foi promovido pelo Governo do Estado e reuniu gestores estaduais e municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças diversas.

A AGM 2.0 é voltada para a capacitação de atores municipais que desempenham papel relevante no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), visando a contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas.

O tema central do evento foi “Planejamento Regional para a Sustentabilidade: O Modelo de Desenvolvimento do Espírito Santo”. Em apresentação, o doutor em Planejamento Urbano e Regional, economista e técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marco Aurélio Costa, destacou que o DRS é um projeto bastante inovador.

“Não é uma iniciativa comum em outros estados brasileiros, sendo uma ação particular do Espírito Santo. Pretende-se propor que a Politica Nacional de Desenvolvimento Urbano considere essa experiência do Espírito Santo como inspiradora de práticas que possam ser replicadas em outros estados, já que, de fato, é uma iniciativa muito interessante e necessária para enfrentar os desafios contemporâneos”, salientou Costa.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, fez pronunciamento salientando que a Academia de Gestão Municipal 2023 dá sequência a um trabalho de empoderar as lideranças locais. “O Planejamento busca atender, capacitar e apoiar profissionais e empreendedores de todas as regiões do Estado, além de valorizar o bom uso dos recursos públicos em ações que terão retorno à sociedade e para o contribuinte que espera tanto de uma gestão pública responsável e comprometida”, frisou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, enfatizou que como porta-voz do diálogo com os municípios, poderes e sociedade civil organizada, a Pasta, desde 2019, vem participando de iniciativas voltadas para a capacitação de gestores e lideranças municipais. “Por meio dos programas que serão ofertados na AGM 2.0, pretende-se contribuir para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelos municípios, via transferência de conhecimento, estimulando uma política pública mais eficiente para o cidadão capixaba”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, ressaltou que melhorar a gestão das cidades e promover o crescimento econômico de forma sustentável é o grande desafio que se enfrenta no mundo globalizado. “Por isso, a Assembleia é parceira do Governo do Estado nesse projeto por entender que é fundamental que tenhamos um planejamento estratégico regional para a sustentabilidade, que leve em conta as particularidades de cada localidade e promova a integração de diferentes setores da sociedade”, disse.

Qualificação

O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Luiz Paulo Vellozo Lucas, também abordou a importância da qualificação. “Acredito que a Academia de Gestão só tem uma trilha, que é a de capacitação, de conhecimento pautado em evidências do que está acontecendo no mundo e na nossa vida, seja no município ou nos distritos. Valorizar o território é uma marca muito forte na orientação do governador Renato Casagrande, que pauta o trabalho do Desenvolvimento Regional”, destacou.

“Nosso caminho é apostar no processo de qualificação dos líderes locais com o suporte de políticas públicas, envolvendo a sociedade civil e o empresariado. Devemos produzir avanços para conquistarmos padrões mais elevados de qualidade de vida”, completou Vellozo Lucas.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, destacou a importância da integração e do engajamento dos diversos atores envolvidos na realização da AGM 2.0 e na promoção do desenvolvimento regional no Estado. “O Espírito Santo é um Estado luz para o Brasil. Mais uma vez sai na frente, fomentando a iniciativa da AGM e promovendo também o Desenvolvimento Regional Sustentável. Vamos estar presentes nas microrregiões do Estado, disseminando esses conhecimentos, trocando experiências e avaliando boas práticas, além de integrar e somar esforços, por meio do nosso catalizador que é o conhecimento”, pontuou Lira.

A diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Laís Alves Garcia, por sua vez, enfatizou que a instituição reconhece a importância de uma gestão pública eficiente para o desenvolvimento sustentável do Estado e do País e, por isso, é uma honra estabelecer esta parceria com a Academia de Gestão Municipal. “Nossa equipe está empenhada em fornecer aos gestores públicos uma capacitação de qualidade excepcional, moderna, atualizada e que ofereça não apenas uma compreensão aprofundada dos conceitos de gestão pública, mas também uma aplicação prática e relevante em suas respectivas organizações municipais”, complementou.

Investimentos e apoio à gestão municipal

Representando o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), o diretor de Negócios, Marcos Kneip Navarro, ressaltou que o banco adota em sua política de investimentos e apoio à gestão municipal critérios que utilizam o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável por Microrregiões e o Índice de Participação dos Municípios.

“O banco está alinhado às políticas públicas de desenvolvimento do Governo do Estado. Estamos junto à administração pública municipal com o apoio à realização de investimentos, por meio de linhas de financiamento do Procidades, e também com o auxílio na estruturação de projetos de PPP, com o ES Inteligente. Este é um programa que já atende 22 municípios capixabas e é referência nacional, sendo replicado por outras instituições de fomento do País. O mais importante é um serviço do Bandes que contribui diretamente para a realização de projetos de infraestrutura e que beneficiam diretamente a população local”, disse.

Parceiro na AGM, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi representado pelo diretor-superintendente no Espírito Santo, Pedro Rigo. “O Sebrae tem a honra de participar do projeto Academia de Gestão Municipal, um projeto integrador, que tem sinergia com tudo o que o Sebrae faz para contribuir com as gestões municipais. Tem conexão com o Cidade Empreendedora e com o Projeto Líder”, destacou.

“O trabalho conjunto e sistêmico que nós realizamos no Espírito Santo é o que move o Estado e que faz com que seja destaque e brilhe cada vez mais no cenário nacional. A AGM é um desdobramento do plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, iniciativa tão levada a sério pelo Governo do Estado e que também tem a parceira do Sebrae. Estamos somando esforços para que os nossos municípios possam ser cada vez mais competitivos”, acrescentou Rigo.

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, enalteceu a iniciativa que busca promover o desenvolvimento equilibrado. “A iniciativa de capacitar os gestores municipais e suas equipes é importante para que nossos municípios e o Espírito Santo continuem se destacando no Brasil quando o assunto é boas práticas sociais, econômicas e de sustentabilidade”, enfatizou.

Já o presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), vereador de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, afirmou que a parceria com o Governo do Estado, por meio da Academia de Gestão Municipal, é fundamental para levar a capacitação para os municípios. “Com certeza, um vereador capacitado vai fazer uma boa gestão em seu município”, disse.

A Academia de Gestão Municipal 2.0 tem o patrocínio do Bandes e o apoio institucional do Sebrae. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES), a Amunes e a Ascamves são parceiros do projeto.

(Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo)

Related Posts

Governador entrega obras, inaugura delegacia e autoriza novos investimentos em Fundão
Destaques

Governador entrega obras, inaugura delegacia e autoriza novos investimentos em Fundão

Copa: Assembleia altera horário de funcionamento nesta quarta (24)
Destaques

Copa: Assembleia altera horário de funcionamento nesta quarta (24)

Brasileirão volta quando? CBF anuncia data de retorno da competição
Destaques

Brasileirão volta quando? CBF anuncia data de retorno da competição

Seag entrega 13 caminhões-pipa para fortalecer atendimento às comunidades rurais em 12 municípios capixabas
Destaques

Seag entrega 13 caminhões-pipa para fortalecer atendimento às comunidades rurais em 12 municípios capixabas

Next Post
Proteinorte e Bandes fecham projeto de quase R$ 20 mi para inovação

Proteinorte e Bandes fecham projeto de quase R$ 20 mi para inovação

Iases capacita guardas municipais de Viana e de Vila Velha

Iases capacita guardas municipais de Viana e de Vila Velha

Feira dos Municípios 2023 é lançada em reuniões nas regiões turísticas do Estado

Feira dos Municípios 2023 é lançada em reuniões nas regiões turísticas do Estado

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Ricardo Ferraço entrega à Polícia Militar novos fuzis e viaturas para o combate à criminalidade

Ricardo Ferraço entrega à Polícia Militar novos fuzis e viaturas para o combate à criminalidade

Governo do Estado entrega obra, autoriza novo convênio e inicia revitalização da Rodoviária de Mimoso do Sul

Governo do Estado entrega obra, autoriza novo convênio e inicia revitalização da Rodoviária de Mimoso do Sul

Presidente da Assembleia homenageia Comando Militar do Leste

Presidente da Assembleia homenageia Comando Militar do Leste

Brasil estreia na Copa do Mundo com jogo nos Estados Unidos

Brasil estreia na Copa do Mundo com jogo nos Estados Unidos

Governador entrega obras, inaugura delegacia e autoriza novos investimentos em Fundão

Governador entrega obras, inaugura delegacia e autoriza novos investimentos em Fundão

Copa: Assembleia altera horário de funcionamento nesta quarta (24)

Copa: Assembleia altera horário de funcionamento nesta quarta (24)

Brasileirão volta quando? CBF anuncia data de retorno da competição

Brasileirão volta quando? CBF anuncia data de retorno da competição

Seag entrega 13 caminhões-pipa para fortalecer atendimento às comunidades rurais em 12 municípios capixabas

Seag entrega 13 caminhões-pipa para fortalecer atendimento às comunidades rurais em 12 municípios capixabas

CATEGORIAS

  • Agro
  • Artigo
  • Brasil
  • Ciência
  • Colunas
  • Concurso
  • Coronavírus
  • Cultura
  • Destaques
  • Dia da Mulher
  • Economia
  • Educação
  • Ensino Superior
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • Espírito Santo
  • Esporte
  • Eventos
  • Fé
  • Inclusão
  • Indústria
  • Inovação
  • Investigação
  • Investimento
  • Justiça
  • Loterias
  • Marketing
  • Mega-Sena
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Motores
  • Mundo
  • Negócios
  • Oportunidades
  • Policial
  • Política
  • Prevenção
  • Previsão do Tempo
  • Pronunciamento
  • Regional
  • Saúde
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Seu Dinheiro
  • Solidariedade
  • Tecnologia
  • Tragédia
  • Turismo

NOSSOS CONTATOS

jornalocontexto@hotmail.com

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Fale Conosco

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Política
  • Polícia
  • Economia
  • Esporte
  • Agro
  • Colunas
  • Educação
  • Oportunidade
  • Colunas
  • Entretenimento
  • Motores
  • Regional
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2019 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas