
Nesta Sexta-feira Santa acontece na comunidade São Paulo, em Rio Bananal o espetáculo “Nascimento, Vida Pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”. Os fiéis e apreciadores da arte podem prestigiar o evento que acontece há mais de 40 anos à partir das 19h.
A expectativa é que o espetáculo de muita fé e emoção seja transmitido para um público de 10 a 13 mil pessoas. A duração da peça é de duas horas e 40 minutos, com entrada gratuita.
Os trabalhos contam com a participação de 450 atores e 200 auxiliares de bastidores. Um dos organizadores, Genivaldo Alvarenga – mais conhecido na região como Ica – lembra que todos os envolvidos na peça trabalham de forma voluntária, o próprio Ica atua no projeto há 42 anos. “Além da paixão por este trabalho, o que nos motiva é o fato de levar a mensagem de Jesus, ao vivo, para tantas pessoas”, afirma.
Mais de 40 anos de história
A Encenação na Comunidade São Paulo teve início no ano de 1977. A peça era realizada em um palco de madeira improvisado ao lado da igreja, demonstrando somente algumas cenas do nascimento, paixão e crucificação de Jesus Cristo, para um público de aproximadamente 500 pessoas.
A Encenação na Comunidade São Paulo teve início no ano de 1977. A peça era realizada em um palco de madeira improvisado ao lado da igreja, demonstrando somente algumas cenas do nascimento, paixão e crucificação de Jesus Cristo, para um público de aproximadamente 500 pessoas.
No ano de 1978 a apresentação foi realizada no local do atual cenário, um pequeno morro localizado em frente à igreja, porém ainda em um palco de madeira. Em 1979 decidiu-se então montar um cenário no chão, tendo em vista a excelente topografia que o local proporcionava. Foi construído então um pequeno cenário no próprio morro, utilizando-se de madeira para fazer paredes e outros detalhes para apresentação.
Com o passar dos anos a Encenação foi ganhando força e atraindo cada vez mais público. O espaço do cenário foi aumentando, novas cenas foram sendo incluídas e foram edificadas varias construções de alvenaria para dar mais realidade às cenas. Atualmente o espaço do cenário onde é realizada a peça é de aproximadamente 1.400 m², e são apresentadas 58 cenas, com início na anunciação do nascimento de Jesus, mostrando sua vida pública, paixão, morte e ressurreição. Todas as falas são ao vivo, não existe dublagem de voz, dando mais realidade e vida às cenas.
Assim a encenação na Comunidade São Paulo em Rio Bananal se tornou uma das maiores e mais tradicionais do Espírito Santo, atraindo um público cada vez maior, vindo de todo o estado e também de estados vizinhos como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Uma apresentação realizada em sua totalidade por pessoas amadoras, lavradores, autônomos e profissionais de outras áreas, mas que realizam tudo com muito empenho, dedicação e amor emocionando e encantando todos os anos milhares de pessoas.

